top of page

Índia - Fim da proibição da exportação de alguns produtos farmacêuticos do cotidiano dos brasileiros

Updated: Apr 9, 2020





Com uma população de mais de 1,3 bilhão, a Índia está realizando o maior “lockdown” do mundo frente à pandemia do COVID-19, representando um terço da população mundial. Aplicando medidas internas e internacionais, o país asiático está se preparando nos mais variados segmentos para enfrentar o rápido avanço do vírus. Como forma de prevenção não somente ao vírus em si, mas à falta de recursos que venham a auxiliar no combate ao vírus para toda a sua população, a Índia vetou, no dia 03 de março, a exportação de uma série de produtos farmacêuticos e equipamentos.


Dentre as mais de vinte formulações vetadas, a maioria é de forte presença no dia a dia dos brasileiros, podendo ser elucidados o Paracetamol, a Azitromicina e o Acylovir. Mediante a tais ações, o mundo se mostrou apreensivo visto que a Índia é responsável pelo fornecimento de 20% dos insumos para produção de genérico no mundo.


Utilizando do bom relacionamento diplomático de mais de 70 anos, o Governo Brasileiro, assim como outros 30 mundiais, buscou compreender e articular soluções para esta questão. Felizmente, nesta segunda, 04 de abril, o Governo da Índia emitiu uma nova notificação informando da liberação dos elementos para exportação, contribuindo para a continuidade da cadeia de produção de tais produtos. No entanto, em virtude do lockdown que ainda permanece, questões logísticas se apresentam como um grande desafio tanto para os importadores brasileiros, quanto para os exportadores indianos. Nesse sentido, a Câmara de comércio Índia Brasil, atuando como uma ponte comercial entre ambos os países, está operando de maneira expressiva para viabilizar a realização dos negócios entre ambas as nações. Para tal, a instituição conta com Associados e Parceiros que possuem soluções estratégicas na resolução destas questões, visto o momento cauteloso o qual estamos vivendo.


Os EPIs e Formulações liberados pelo governo indiano podem ser conferidos em https://dgft.gov.in/sites/default/files/Noti%202%20Final_0.pdf .


Por fim, todos estão envolvidos em um ambiente considerado instável nos mais variados aspectos, mas a cooperação é uma característica que deve ser levada em alta consideração, visto que através dela é que as coisas se permitirão movimentar, como podemos perceber ao longo da durável e honrosa relação indo-brasileira.


Por Câmara de Comércio Índia Brasil

Departamento de Inteligência de Mercado

0 comments
bottom of page