top of page

CCIB junta-se à Plataforma Brasil Exportação para impulsionar as relações comerciais entre Índia e Brasil!

Updated: Feb 27

A parceria estratégica visa impulsionar o comércio bilateral ao divulgar o portfólio da Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) na Plataforma Brasil Exportação: hub digital que reúne mais de 400 serviços de apoio ao comércio exterior.



Com a adesão da CCIB à plataforma, as empresas brasileiras ganham acesso a uma variedade de serviços direcionados ao mercado indiano. Desde estudos até suporte logístico, a plataforma se torna o ponto de partida para empresas que buscam expandir sua presença global.


"A colaboração estratégica entre a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) e a plataforma Brasil Exportação desempenha um papel fundamental no fortalecimento e expansão das relações comerciais entre o Brasil e a Índia. Como a CCIB é a ponte para muitas relações comerciais entre os países, contar com a Brasil Exportação se revela de suma importância para a exploração eficiente dessa relação comercial bilateral. Ao facilitar a ampliação do comércio por meio de uma plataforma que oferece diversos serviços de apoio ao comércio exterior, essa colaboração se torna uma excelente oportunidade para aprofundar ainda mais a presença e atuação do Brasil no mercado internacional.” - Leonardo Ananda, CEO da CCIB


Benefícios para os Associados


Os associados da CCIB e demais empresas podem aproveitar os recursos da plataforma para simplificar e potencializar suas iniciativas de exportação. Por meio de uma interface intuitiva, a comunidade conecta os exportadores a prestadores de serviços voltados ao comércio exterior.


Abaixo, estão os Serviços oferecidos pela CCIB na plataforma:


  • Pesquisa de Mercado: consiste no levantamento de dados e mapeamento de informações sobre o negócio de interesse da sua empresa na Índia. Objetivo: Identificar as oportunidades a serem exploradas no mercado-alvo e listar os principais players para que as próximas ações estratégicas de sua empresa sejam traçadas. Metodologia: É estabelecida de acordo com as necessidades da sua empresa, reunindo informações seguras advindas de parceiros institucionais e comerciais na Índia e no Brasil. O modelo padrão consiste no afunilamento de informações, traçando primeiro a conjuntura geral do mercado-alvo e seguindo para os objetivos específicos da empresa.

  • Contato de potenciais fornecedores e clientes de acordo com o objetivo do associado: O contato com fornecedores e clientes poderá ser precedido pela pesquisa de mercado.

  • Emissão de Relatório Empresarial: traz informações gerais, dados financeiros e jurídicos de uma empresa de seu interesse. Recomendado antes de iniciar qualquer nova parceria com uma empresa desconhecida. Realizamos, junto a parceiros na Índia e no Brasil, a verificação do registro das empresas em que sua empresa está em tratativas ou em vias de negociar, requisitando também referências da mesma no país em que a empresa está sediada. Objetivo: garantir que os negócios sejam realizados de forma segura.

  • Suporte para verificação da documentação e acompanhamento do processo junto à representação diplomática responsável, referente ao visto para Índia e para o Brasil: oferecemos suporte para verificação da documentação e acompanhamos o processo junto à representação diplomática responsável, referente ao visto para Índia e para o Brasil. Para participar de viagens à Índia, é necessário que o viajante possua visto. O Governo Indiano possui 12 diferentes categorias de vistos que podem ser solicitadas, cada uma com suas especificidades de documentação exigida. O nosso trabalho está centrado na conferência de tais documentos, auxílio no preenchimento do formulário online, emissão de carta convite (documento obrigatório para vistos de negócios) e acompanhamos o processo junto à representação diplomática responsável – ambos para vistos para a Índia e para o Brasil. É importante ressaltar que os documentos obrigatórios requeridos pelas representações diplomáticas responsáveis podem ser alterados sem aviso prévio aos solicitantes.


A plataforma já ultrapassa o número de 400 serviços e 100 prestadores ativos, que englobam países de cinco continentes, facilitando o acesso aos mercados-alvo dessas regiões. O cadastro é gratuito e pode ser feito de forma rápida e fácil.


Sobre a Plataforma Brasil Exportação


Operada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), consiste em uma comunidade digital que reúne todos os serviços de apoio ao comércio exterior em apenas um lugar.


Fruto da cooperação entre os governos brasileiro e britânico, a plataforma foi idealizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e tem como parceiros o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).


Serviço: Inovamos a exportação no Brasil, deixando mercados que estavam longe, cada vez mais perto.


Junte-se aos mais de 24.000 usuários e crie sua conta: https://brasilexportacao.com.br. É fácil, rápido e gratuito para todos.


Contato para a Imprensa


0 comments
bottom of page