top of page

Relacionamento cooperativo Índia Brasil libera carga de Hidroxicloroquina


Diante da conjuntura atual causada pela disseminação do coronavírus (COVID-19), muitos países adotaram medidas de prevenção em diversos aspectos, sejam elas relacionadas à evitar a propagação da doença ou a escassez dos recursos internamente. A Índia, por sua vez, no que tangem seus recursos, vem controlando, por meio de Notificações Oficiais, os produtos que podem sair do país neste contexto de cautela, tendo em vista o abastecimento de um mercado interno para uma população de mais de 1,3 bilhão de pessoas. No meio farmacêutico, uma série de medicamentos, que vêm sendo apontados como eficazes no tratamento do novo vírus, tiveram a sua exportação embargada como forma de precaução à falta destes em seu território. Dentre os mais de vinte medicamentos, destaca-se a Hidroxicloroquina e seus compostos.


Já aprovada no tratamento da Malária, Lupus e em casos de artrite reumatóide, a Cloroquina vem sendo apontada como o medicamento principal para a busca da cura do coronavírus. Diante disso, após apresentar ricas propriedades em sua composição, o medicamento faz com que pesquisadores estejam “a todo vapor” para encontrar nas especificidades desse elemento alguma resposta para a pandemia.


A Índia é a fonte de cerca de 20% dos suplementos mundiais de medicamentos genéricos do mundo e com a proibição das exportações de alguns insumos, deixou muitos países preocupados. Assim sendo, o Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi, teve mais da metade de sua agenda preenchida por videoconferências bilaterais, estando dentre os mais de trinta líderes globais, o Sr. Jair Bolsonaro, Presidente da República do Brasil.


A Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB), na sua missão de fomentar, promover e auxiliar nas relações comerciais entre ambos os países, parabeniza o governo brasileiro, representado pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Embaixada do Brasil em Nova Delhi, e o Governo da Índia, através da Embaixada da Índia no Brasil e do Ministério das Relações Exteriores, pelos esforços de cooperação para a liberação da Hidroxicloroquina. A CCIB tem trabalhado extensivamente nas demandas de seus associados em relação à liberação de cargas contendo medicamentos que são essenciais para o abastecimento do mercado interno brasileiro. O apoio de ambos os governos é essencial para o nosso trabalho. O resultado desta cooperação foi a liberação pelo Governo Indiano da primeira carga de Hidroxicloroquina ao Brasil, medicamento de extrema importância ao combate do COVID-19.


Diante de tal ato, é notável que a Índia e o Brasil não medem esforços na busca de um relacionamento diplomático-comercial saudável e frutífero nos mais variados setores da economia, contando com instituições, como a CCIB, sempre a disposição para o fortalecimento desta parceria.


Por Câmara de Comércio Índia Brasil

Departamento de Inteligência de Mercado

0 comments
bottom of page