top of page

Press Release - FÓRUM DE CEOs ÍNDIA BRASIL - EDIÇÃO AGRONEGÓCIO

Updated: Jan 29, 2021

A Câmara de Comércio Índia Brasil realizou, hoje (28/01), a quinta edição do Fórum de CEOs Índia Brasil, dessa vez focado em fomentar o debate sobre as oportunidades na relação bilateral no setor do Agronegócio. O evento virtual contou com a participação da Exma. Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Sra. Tereza Cristina, autoridades diplomáticas de ambos os países e altos executivos de empresas brasileiras e indianas.

A Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) organizou o Fórum de CEOs Índia Brasil – Edição Agronegócio com objetivo de promover a interação entre o setor público e privado para reflexão acerca dos desafios e oportunidades a serem explorados nesse setor no contexto da relação bilateral entre Índia e Brasil. O evento foi realizado no dia 28 de janeiro, e contou com o apoio institucional da Embaixada da Índia no Brasil, Embaixada do Brasil na Índia, Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia (FICCI), PwC Brasil e da Apex-Brasil, e com o patrocínio das empresas Bemisa, Unimar, UPL e Terra Brasil.

Para contribuições durante o evento, os ilustres palestrantes convidados foram a Exma. Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Sra. Tereza Cristina; Exmo. Embaixador do Brasil na Índia, Sr. André Aranha Corrêa do Lago; Exmo. Embaixador da Índia no Brasil, Sr. Suresh Reddy; Ilmo. Adido Agrícola na Índia e Sr. Dalci Bagolin; Ilmo. Cônsul Geral A.H. da Índia no Rio de Janeiro, Sr. Leonardo Ananda, também Presidente da Câmara de Comércio Índia Brasil; o Presidente da Apex-Brasil, Sr. Sérgio Segovia; a Sócia PwC Brasil e Líder de Consultoria Tributária para Empresas de Agronegócio, Sra. Ana Malvestio; o CEO Global da UPL, Sr. Jai Shroff e o CEO da UPL Brasil, Sr. Fábio Torretta.

O Fórum de CEOs Índia Brasil teve início com as palavras de boas-vindas do Presidente da CCIB, Sr. Leonardo Ananda, quem ressaltou a importância e potencial da relação entre Índia e Brasil no agronegócio, principalmente no setor de pulses.

Em seguida, a Exma. Ministra Tereza Cristina, comentou que o objetivo do Brasil com a Índia não é competir, e sim cooperar a partir de esforços sinérgicos e construtivos. “O Brasil quer se firmar como um parceiro estratégico confiável e de longo prazo, contribuindo para o desenvolvimento rural indiano. Nosso objetivo não é simplesmente competir, mas sim colaborar.” Isso seria possível através da contribuição com a segurança alimentar e energética indiana, visto que, com o crescimento da população e de renda, haverá um aumento na demanda por mais alimentos e energias renováveis.


O Exmo. Embaixador André Corrêa do Lago, afirmou que em 2021 o objetivo é dobrar a relação de comércio entre Índia e Brasil, sendo o agronegócio um setor extremante importante, e agradecendo fortemente o Exmo. Embaixador da Índia no Brasil, Sr. Suresh Reddy por toda a cooperação e trabalho desenvolvido em conjunto.

O Exmo. Embaixador Suresh Reddy, fez coro à fala da Exma. Ministra, reforçando que a base da relação bilateral entre Índia e Brasil é pautada pela colaboração e não competição. Além disso, o Embaixador destacou outras oportunidades e ideias para cooperação bilateral como, por exemplo, em Inovação digital, desenvolvimento e ecossistema de startups voltadas para o setor do agronegócio e o potencial do setor sucraenergético na relação Índia-Brasil.

Posteriormente, o Presidente da Apex-Brasil, Sr. Sérgio Segovia, relatou que a agência possui mais de 20 anos de experiência e trabalha para aumentar o comércio entre ambos os países. “Falando de nossos números crescentes, o comércio entre Índia e Brasil, em 2020, totalizou 6.5 bilhões de dólares americanos”, disse Sr. Sergio Segovia, complementando na sequência que uma média de 57 dos projetos setoriais conduzidos pela Apex-Brasil tem a Índia como um de seus mercados prioritários.

O Adido Agrícola do Brasil em Nova Delhi, Sr. Dalci Bagolin, além dos segmentos previamente levantados, destacou também a relevância do comércio bilateral de material genético zebuíno. Com relação ao segmento sucraenergético, o Sr. Dalci Bagolin comentou sobre a vasta experiência que o Brasil possui no mesmo e reforçou que o país está aberto a compartilhar essa experiência com a Índia.

A Sócia PwC Brasil,, Sra. Ana Malvestio, assim como o CEO Global da UPL, Sr. Jai Shroff e o CEO da UPL Brasil, Sr. Fábio Torretta, apresentaram forças e oportunidades do Brasil no setor do agronegócio, elencando as possibilidades de cooperação com a Índia.

Assim, o evento foi uma grande ocasião para promover o debate entre os setores público e privado sobre as perspectivas, oportunidades e ações necessárias para intensificar as interações entre Índia e Brasil no setor agropecuário, no qual ainda há muito para ser feito.

0 comments
bottom of page