PORTO DO AÇU: Mais que um Porto, um Parceiro da Comunidade

Por: Joyce Mercês

Especialista em Marketing e Parcerias Estratégicas - Porto do Açu




O Porto do Açu é o maior empreendimento portuário, industrial e energético totalmente privado do Brasil. O Porto está estrategicamente localizado em São João da Barra, norte do estado do Rio de Janeiro. Em operação desde 2014, o porto tem um papel importante no comércio internacional brasileiro e no fornecimento de recursos e energia exigidos pela região sudeste do Brasil. Além disso, em relação à responsabilidade social corporativa, o Porto desenvolve um papel estratégico de aproximação com a comunidade


Orientado por um dos principais valores do Açu, a colaboração, o Porto assumiu uma posição de liderança no estudo e na referência de medidas importantes para responder à crise da Covid-19, cooperando com uma ampla gama de parceiros nacionais e internacionais, incluindo seus portos irmãos de Porto Houston, Porto de Antuérpia e Porto de Guangzhou. Desde os primeiros sinais da pandemia, o porto começou a mapear os desafios e a aplicar medidas preventivas para manter o porto operacional e salvaguardar a saúde e a segurança de seus trabalhadores e da comunidade local.


Reconhecendo os esforços do Porto do Açu nesse domínio, o porto foi convidado a presidir a força-tarefa Covid-19 em 2 de abril pela Associação Internacional de Portos (IAPH) por meio de sua Diretora de Negócios Internacionais e Inovação, Tessa Major (atualmente também vice-presidente da IAPH para a América do Sul e Central). A IAPH é uma organização de renome global que representa mais de 200 portos em aproximadamente 90 países em todo o mundo, incluindo portos indianos, como o Mumbai Ports Trust.


A força-tarefa tem como objetivo analisar e gerenciar os impactos do Covid-19 na indústria portuária internacional e, desde a sua criação, o grupo de trabalho se envolveu em várias discussões para fornecer as melhores práticas e recomendações para a comunidade portuária global. Um barômetro de impacto econômico também é publicado quinzenalmente com tendências e indicadores sobre questões portuárias cruciais. Todos os materiais são atualizados semanalmente e estão disponíveis on-line na página especial no site do Programa de Sustentabilidade de Portos Mundiais (WPSP) chamado “Portal de Informações sobre Portos Mundiais Covid-19” (https://sustainableworldports.org/world-ports-covid19-information-portal/).


Guiado por seus valores fundamentais e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o Porto do Açu também se engajou em várias ações humanitárias para apoiar a comunidade local. Além de um Comitê de Crise, o Porto do Açu também criou um Comitê de Responsabilidade Social e Ações Humanitárias para definir, priorizar e implementar as atividades de apoio nas comunidades vizinhas de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. A fim de maximizar os resultados, foi estabelecido um diálogo regular com as autoridades loca