top of page

PORTO DO AÇU: Mais que um Porto, um Parceiro da Comunidade

Por: Joyce Mercês

Especialista em Marketing e Parcerias Estratégicas - Porto do Açu




O Porto do Açu é o maior empreendimento portuário, industrial e energético totalmente privado do Brasil. O Porto está estrategicamente localizado em São João da Barra, norte do estado do Rio de Janeiro. Em operação desde 2014, o porto tem um papel importante no comércio internacional brasileiro e no fornecimento de recursos e energia exigidos pela região sudeste do Brasil. Além disso, em relação à responsabilidade social corporativa, o Porto desenvolve um papel estratégico de aproximação com a comunidade


Orientado por um dos principais valores do Açu, a colaboração, o Porto assumiu uma posição de liderança no estudo e na referência de medidas importantes para responder à crise da Covid-19, cooperando com uma ampla gama de parceiros nacionais e internacionais, incluindo seus portos irmãos de Porto Houston, Porto de Antuérpia e Porto de Guangzhou. Desde os primeiros sinais da pandemia, o porto começou a mapear os desafios e a aplicar medidas preventivas para manter o porto operacional e salvaguardar a saúde e a segurança de seus trabalhadores e da comunidade local.


Reconhecendo os esforços do Porto do Açu nesse domínio, o porto foi convidado a presidir a força-tarefa Covid-19 em 2 de abril pela Associação Internacional de Portos (IAPH) por meio de sua Diretora de Negócios Internacionais e Inovação, Tessa Major (atualmente também vice-presidente da IAPH para a América do Sul e Central). A IAPH é uma organização de renome global que representa mais de 200 portos em aproximadamente 90 países em todo o mundo, incluindo portos indianos, como o Mumbai Ports Trust.


A força-tarefa tem como objetivo analisar e gerenciar os impactos do Covid-19 na indústria portuária internacional e, desde a sua criação, o grupo de trabalho se envolveu em várias discussões para fornecer as melhores práticas e recomendações para a comunidade portuária global. Um barômetro de impacto econômico também é publicado quinzenalmente com tendências e indicadores sobre questões portuárias cruciais. Todos os materiais são atualizados semanalmente e estão disponíveis on-line na página especial no site do Programa de Sustentabilidade de Portos Mundiais (WPSP) chamado “Portal de Informações sobre Portos Mundiais Covid-19” (https://sustainableworldports.org/world-ports-covid19-information-portal/).


Guiado por seus valores fundamentais e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o Porto do Açu também se engajou em várias ações humanitárias para apoiar a comunidade local. Além de um Comitê de Crise, o Porto do Açu também criou um Comitê de Responsabilidade Social e Ações Humanitárias para definir, priorizar e implementar as atividades de apoio nas comunidades vizinhas de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. A fim de maximizar os resultados, foi estabelecido um diálogo regular com as autoridades locais para garantir ações sinérgicas.


Na área de medidas preventivas, eles começaram com a disseminação de informações de uma maneira muito acessível para alcançar o maior número de pessoas possível nas mídias sociais, estações de rádio locais e aplicativos de celular. Em relação às ações humanitárias, o Comitê do Porto do Açu, composto pelas pela Porto do Açu Operações, Açu Petróleo, GNA e Ferroport, atua na reparação e manutenção de 37 ventiladores médicos destinados às unidades de saúde locais de São João da Barra e Campos dos Goytacazes em parceria com o Serviço Nacional de Treinamento Industrial (Senai). Para apoiar os profissionais de saúde, o Porto também doou mais de 100.000 itens essenciais como luvas, máscaras, óculos de proteção e aventais para hospitais locais e matérias-primas para permitir que os fabricantes locais produzam mais de 5.000 máscaras. Também preocupado com a população do entorno, o comitê de Açu doou mais de 12.000 máscaras à comunidade local para uso diário e consertou 13 dispositivos médicos em São João da Barra (como monitores, desfibriladores e ultrassom).


As empresas participantes da comunidade portuária também aderiram a essas atividades encorajadoras e doaram mais de 4 toneladas de alimentos a 13 instituições de caridade locais. Esses produtos foram adquiridos de produtores locais e a distribuição é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.


Recentemente, o Comitê do Açu ingressou no programa “Ciência IDOR” contra o Covid-19 que contribui para o “Instituto de Pesquisa e Educação D´Or” em parceria com a Equinor e a SBM Offshore. Essa iniciativa é liderada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e possui duas áreas de atividades. A primeira inclui pesquisas clínicas para identificar fatores prognósticos e os tratamentos mais eficazes para o coronavírus. O segundo, denominado “Dados do bem”, é um projeto de monitoramento para acompanhar a evolução da epidemia nos centros urbanos, a fim de contribuir para a elaboração de políticas públicas.


Avançando nas atividades, a Gás Natural Açu, empresa localizada no porto e responsável pelo desenvolvimento da maior usina termelétrica na América Latina, também destinará aproximadamente R$ 2,8 milhões. O valor será utilizado integralmente na aquisição de suprimentos médicos para a comunidade de São João da Barra.


O Porto do Açu nasceu com a colaboração como um de seus principais valores. Trabalhar em estreita colaboração com seus stakeholders e a comunidade faz parte do DNA do Açu. Portanto, o Porto continuará suas operações respeitando sua responsabilidade social e confiante em um cenário melhor para o Brasil e para o mundo em um futuro próximo.



Joyce Mercês

Especialista em Marketing e Parcerias Estratégicas - Porto do Açu

0 comments
bottom of page