top of page

Porto do Açu e Tessa Major, Diretora de Negócios Internacionais & Inovação



A Câmara de Comércio Índia-Brasil tem a honra de ter como associado o Porto do Açu. Maior empreendimento portuário industrial e energético do Brasil, o Açu possui papel de destaque no comércio internacional brasileiro. Dentre os executivos que atuam no porto, encontra-se a Diretora de Negócios Internacionais & Inovação, Tessa Major.


Tessa esteve à frente da negociação do investimento da PAI (Porto de Antuérpia Internacional) no Porto do Açu. Após isso, a executiva belga veio para o Brasil em janeiro de 2018 se juntar aos diretores da companhia. Hoje se dedica ao desenvolvimento de negócios internacionais, com a missão de divulgar as oportunidades do Açu para players estrangeiros, contribuindo para o crescimento do empreendimento através da consolidação dos hubs de minério, petróleo e logística & serviços. Guiada pelas principais tendências e melhores práticas globais, Tessa também foca no desenvolvimento dos hubs industriais e de gás & energia se engajando no estabelecimento de novos negócios em áreas como petroquímicos, fertilizantes, HBI e renováveis.


Em janeiro deste ano, ela foi eleita para ser a vice-presidente para América do Sul e Central da Associação Internacional de Portos – IAPH. Posteriormente, Tessa também convidada para presidir a força-tarefa do Programa Mundial de Sustentabilidade dos Portos (WPSP), inciativa da IAPH devido aos esforços proativos do Porto do Açu na busca de melhores práticas para as operações portuárias em tempos da nova pandemia.

A IAPH é uma organização não-governamental, referência para a indústria portuária internacional e que representa mais de 200 portos de diferentes partes do mundo e seus membros são responsáveis por 60% da movimentação marítima mundial. A participação do Porto do Açu neste cenário o coloca em posição de protagonismo para outras iniciativas globais relacionadas ao setor.


De acordo com o Presidente da Câmara Índia-Brasil, Leonardo Ananda, “a atuação de Tessa é essencial para que o Porto do Açu continue avançando em suas conquistas e inovações, pois ela simboliza um exemplo de liderança feminina que alia a abordagem comercial com grande foco no relacionamento com os clientes e parceiros e uma grande preocupação com o meio ambiente”.


Para mais informações sobre as ações de Tessa no contexto da IAPH, consulte os documentos mais recentes gerados pela força-tarefa da IAPH pra o Covid-19:

0 comments
bottom of page