top of page

Porto do Açu desenvolve ações sociais no contexto do COVID-19




A Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB), no contexto do coronavírus, está trabalhando ativamente para dar auxílio a todos os seus associados, amigos e parceiros. Dentre estas ações, temos a missão de divulgar e disseminar as boas iniciativas desenvolvidas por nossos membros, uma vez que estas contribuem para um ambiente otimista e esperançoso.


O Porto do Açu, Associado da CCIB e grande parceiro, foi convidado a presidir a força-tarefa contra o Coronavírus da Associação Internacional de Portos (IAPH) por meio da Sra. Tessa Major, Diretora de Negócios Internacionais & Inovação do Porto do Açu, pelos seus esforços proativos contra o COVID-19. A IAPH é uma organização não governamental referência para a indústria portuária internacional e que representa mais de 200 portos de diferentes partes do mundo e seus membros são responsáveis por 60% da movimentação marítima mundial. Dessa forma, o Porto se une a um grupo seleto de portos internacionais influentes em suas regiões, para juntos estudarem as melhores práticas globais e assegurarem a saúde e segurança de todos seus colaboradores.

O Porto do Açu tem uma grande responsabilidade social e segue suas operações conscientes da essencialidade do seu papel na construção de uma sociedade, além de terem como propósito ser a porta de entrada do comércio Internacional brasileiro, mantendo uma economia ativa e garantindo os recursos necessários para a região a qual atuam. Neste sentido, o Porto desenvolveu e implementou um Comitê de Responsabilidade Social e Ações Humanitárias para assegurar os cuidados com a saúde física e mental de seus colaboradores, clientes, parceiros e das comunidades da Região de São João da Barra e Campos dos Goytacazes.


Dentre as diversas iniciativas organizadas pelo Comitê criado pelo Porto, destaca-se a doação de mais de mil equipamentos individuais para os profissionais da saúde das regiões supracitadas. Entre os itens doados estão luvas, máscaras, óculos, botas e macacões, que serão utilizados pelos profissionais que estão na linha de frente dos atendimentos relacionados ao novo vírus.

"Adotamos todas as medidas preventivas dentro do Porto do Açu para conter a propagação do coronavírus, porque a segurança dos nossos colaboradores é nossa prioridade. E com a comunidade do nosso entorno não é diferente. Temos um compromisso com o bem estar e a saúde de todos. Por isso, não vamos medir esforços no sentido de manter a nossa gente protegida. Contamos também com a colaboração de cada um, afinal esta é uma luta coletiva.” - Vinícius Patel - Diretor de Administração Portuária da Porto do Açu Operações.

Para saber mais sobre a bela iniciativa tomada pelo Porto do Açu, clique AQUI.


Além disso, o Porto do Açu, no intuito de fomentar a agricultura local, idealizou o projeto Feira no Porto, que se adaptou ao momento de pandemia e passou a atender sob encomenda. A partir da preocupação dos Gestores do Porto em garantir a continuidade da renda dos agricultores do reassentamento Vila da Terra e manter a saúde e a segurança de seus colaboradores, os produtos, que antes eram comercializados nas instalações do Porto do Açu, agora poderão ser retirados semanalmente em três pontos diferente das cidades de São João da Barra e Campos dos Goytacazes. Por telefone, os colaboradores do Porto poderão realizar o seu pedido de procedência familiar e fazer a retirada nos pontos previamente divulgados. Seguindo as orientações de prevenção ao COVID-19, a ação se estende à instrução de higienização dos produtos pelos agricultores, que manejam os produtos adequadamente e embalam os pedidos individualmente. Confira os detalhes desta iniciativa na íntegra AQUI.


Complementando suas iniciativas, o Porto do Açu, ao prezar e acreditar na informação precisa como uma ferramenta estratégica para o alinhamento de todos que pertencem ao seu escopo, desenvolveu, também, um site de orientação e prevenção ao COVID-19. O site, além de elucidar as medidas e as ações tomadas pela organização neste momento cauteloso, dá recomendações de como seus colaboradores, clientes e parceiros devem se portar diante do contexto o qual estamos inserindo. O site pode ser acessado AQUI.


Mais uma vez, a Câmara de Comércio Índia Brasil sente-se honrada pela grande parceria com Porto do Açu frente suas iniciativas de cunho social no contexto pandêmico do coronavírus. Por acreditarmos que atitudes como estas se mostram cada vez mais necessárias na busca de um mundo mais humano e cooperativo, parabenizamos a todos os envolvidos nestas belas ações.

0 comments
bottom of page