top of page

SEXTA CULTURAL: A Ayurveda



A Ayurveda surgiu há milhares de anos na Índia e significa “Conhecimento da Vida: Ayur =

Vida; Veda = Conhecimento). Muitos já ouviram falar na medicina ayurvédica, mas não sabem de seus significados e benefícios. A ayurveda compreende um estilo de vida de acordo com os ritmos da natureza, pois partem do pressuposto que tudo (inclusive o corpo do ser humano) é criado através dos 5 elementos básicos da natureza: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. Existem, portanto, três tipos de doshas (caracterização de perfis biológicos):


1- Vata= seres ligados ao elemento ar;


2- Pitta= seres ligados ao elementosfogo;


3- Kapha= seres ligados aos elementos água e terra.


Neste contexto, uma vez que você conhece seus doshas predominantes, é possível valer-se do antigo conhecimento ayurvedico para estabelecer tantos sistemas preventivos quanto curativos, através de soluções naturais que acompanhem a sua forma e a dinâmica da natureza.


É interessante saber que na Ayurveda corpo e mente estão diretamente conectados e, portanto, cada tipo de dosha propõe características pessoais que se manifestam nas pessoas, por exemplo: vatas são geralmente energéticos, criativos; pittas são intensos e focados; kapha são leais e pacientes.


Conheça mais sobre esse conhecimento milenar e descubra seus doshas!

0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page