top of page

Pensando Índia para Inovar- INDIASOFT 2018: Oportunidade de TI

"Atualmente, a Índia se apresenta como referência mundial no que concerne à provisão de soluções tecnológicas aos mais diversos países do mundo, representando cerca de 67% deste mercado. Uma das razões pela qual não se pode falar de Tecnologia da Informação hoje sem mencionar a Índia deve-se, principalmente, à alta competitividade de custos na prestação de serviços de TI, já que a indústria conta com mão-de-obra abundante, empregando cerca de 10 milhões de trabalhadores no país. No entanto, não são apenas os baixos custos que colocam a Índia como destaque mundial neste setor e sim o capital intelectual reconhecido por empresas globais que criam seus centros de inovação no país. Isto sem considerar as grande empresas indianas que possuem presença global como TCS, Infosys, Nasscom, Wipro e outras. É por esta e outras razões que o Governo da Índia têm investido no crescimento deste proeminente setor, propondo diversas oportunidades às empresas estrangeiras interessadas em conhecer as capacidades da Índia. (IBEF, 2017)

Foi em uma destas iniciativas que o governo instituiu a feira de Tecnologia de Informação da Índia, INDIASOFT, junto ao Conselho de Promoção à Exportação de Softwares e Eletrônicos (ESC). Neste evento, é possível identificar inovações para os mais diversos setores, a partir da interação com empresas indianas de pequeno e médio porte do setor. A INDIASOFT se tornou referência no país por atrair empresários e executivos de vários países e por criar um ambiente de interação e de novas oportunidades às empresas que pensam em inovar e aprimorar seus negócios. A potencialidade deste setor na Índia é tanta que o governo oferece incentivos às empresas que desejam conhecer e se envolver nestas novas oportunidades que a Índia pode oferecer. Aos que desejam conhecer sobre o evento, segue o link: http://www.indiasoft.org/

Considerando este cenário, a Câmara de Comércio Índia Brasil, que atua como um facilitador das relações comerciais entre ambos os países, constituiu uma forte parceria com a ESC, visando atrair executivos brasileiros a participarem da feira. Desde que a parceria foi formalizada, em 2014, a Câmara organiza as missões empresariais oficiais à INDIASOFT e à uma agenda específica organizada nas maiores empresas de TI da Índia. Para o ano de 2018, a expectativa é uma delegação brasileira de 30 delegados, fomentando a relação Índia Brasil no setor de TI. Conheça o trabalho da Câmara na INDIASOFT através do link: https://www.slideshare.net/secret/9Th7Xd7UKSj4JW"


Letícia Gomes Oliveira, Coordenadora Geral da Câmara de Comércio Índia Brasil


0 comments
bottom of page