top of page

A cultura indiana no Brasil



Com mais de cinco mil anos de idade, a civilização indiana constitui uma sociedade única e diversificada. É notório o quanto sua cultura é rica e presente, pois, apesar dos conflitos ocorridos neste território, ela persistiu como uma unidade básica nacional, ganhando incontáveis admiradores por todo o mundo. No Brasil, essas influências estão associadas à música, cinema, culinária, espiritualidade, filosofia e religião.


A começar pelas artes: a dança pioneira foi a Bharatanatyam, seguida de Odissi, Kathak e Kuchipudi, que chamaram a atenção dos brasileiros com o caráter extravagante de suas vestimentas e maquiagem. Na música clássica, instrumentos indianos como a sitar e a tabla foram incorporados nas nossas orquestras. O “Bollywood”, como é conhecido o cinema da Índia, já teve até participação da brasileira Giselli Monteiro, que atuou no sucesso Love Aaj Kal, de 2009.


A culinária brasileira absorveu grandes influências de pratos e especiarias indianos. A própria dieta vegetariana foi adotada por muitos brasileiros através de costumes e princípios vindos da Índia. Incorporamos, também, o uso da canela, gengibre, açafrão e cravo-da-Índia, curry (massala) e cominho, dando às refeições aromas diferenciados e sofisticados. Restaurantes indianos são comuns em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.


Após a novela de grande sucesso "Caminho das Índias", em 2009, a moda brasileira adotou inúmeras características indianas. Cada vez mais o colorido e a suntuosidade estão presentes no país, assim como colares e pulseiras grandiosas com pedrarias douradas, braceletes, sapatilhas, vestidos esvoaçantes, túnicas bordadas (sari), saias longas e soltas, lenços, sandálias rasteiras e tecidos com brilhos (cetim ou brocados). Outra prática adotada foram as tatuagens temporárias (mehndi), feitas com um corante extraído da planta de henna, que passou a fazer parte de rotinas estéticas entre as mulheres em festivais de música, casamentos e até no carnaval.


A filosofia e a religião indianas também difundiram-se rapidamente no Brasil. São inúmeros os centros que fornecem aulas de Yoga, exercício físico e mental ideal para aquelas pessoas que buscam a paz interior e o equilíbrio, apresentando várias linhas, como a Ashtanga e a Hatha Yoga. A religião conquistou diversos adeptos brasileiros, sendo possível encontrar imagens do Buda e de divindades do hinduísmo, como Ganesha, Lakshmi e Shiva, em lares por todo o Brasil.


Essas influências são marcantes na vida dos brasileiros, que muitas vezes não sabem a origem de tais costumes. A cultura indiana nos enriquece não só espiritualmente, mas com suas cores, sons, ritmos e sabores.

.

.

Este é um post em parceria com o BRICS Observer, organização estudantil sem fins lucrativos destinada à pesquisa, análise e propagação de conhecimento relativos ao BRICS sob uma perspectiva brasileira.

.

Fontes:



0 comments
bottom of page