top of page

Primeiros-Ministros da Índia

A República Democrática da Índia funciona com um Sistema Parlamentar de governo. Dessa forma, possui um Presidente, porém que recebe aconselhamento direto de um Primeiro-Ministro, estando este à frente do Poder Executivo. O Primeiro-Ministro da Índia não é eleito diretamente pelo povo, mas sim nomeado pelo Presidente, de modo que o líder do partido político que obtiver a maioria absoluta no Lok Sabha (uma das duas câmaras do Parlamento) é nomeado como Primeiro-Ministro do país, por um mandato de 5 anos.





Jawaharlal Nehru foi o primeiro Primeiro-Ministro da Índia, logo após a independência em 1947. Como fez parte do ativisimo pró-independência, ao lado de Mahatma Gandhi, Nehru cumpriu seu primeiro termo de 1947-1952 como Primeiro-Ministro interino e em 1952 foi oficialmente eleito. Em 1957 e em 1962, Nehru foi reeleito, porém não completou seu último mandato devido ao advento de seu falecimento em 1964. O legado de Nehru é caracterizado principalmente por uma forte crença no não-alinhamento e por também priorizar o desenvolvimento do nacionalismo e da estabilidade interna indiana.


Narendra Modi foi eleito como Primeiro-Ministro pela primeira vez em 2014, e agora cumpre seu segundo mandato devido à sua reeleição em 2019. Modi tem como um de seus principais focos a aproximação de outros Estados, principalmente no Sul da Ásia, mas também com as grandes potências mundiais. Como uma grande potência emergente, a Índia vem se engajando cada vez mais em relações multilaterais e Modi mostra-se investido nisso.


O atual PM indiano, inclusive, mantém estreitos laços com o Brasil que, mesmo com a pandemia, estão sendo fortalecidos no intuito de explorar os setores benéficos para cooperação entre as duas nações!

0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page