top of page

A Relação Índia-Brasil sob o olhar de Maurício Gaioti

Updated: Jul 26, 2018



O termo BRIC (Brasil, Rússia, India e China) foi criado em 2001 através de um estudo de Jim O´Neil, economista inglês, e a partir daí, incluindo também a África do Sul em 2011, a sigla BRICS vem sendo utilizada como significado de possibilidade de mudança futura da ordem econômica mundial, enfatizando no grande potencial de países emergentes.

Até então, eu, Mauricio Gaioti, formado em Relações Internacionais, diretor da OMEX GLOBAL, empresa especializada na comercialização de metais preciosos de origem brasileira para o mundo, tinha somente uma visão conceitual do significado desta sigla, até que nossa empresa decidiu por se associar a Câmara de Comércio Brasil-India, com intuito de aprender mais sobre o mercado indiano.


Com isso, minhas visitas ao país começaram a se tornar uma constante, tal o enriquecimento de experiências que o mercado indiano pode nos proporcionar, mas tentando também do meu lado, levar os aprendizados brasileiros aos indianos. Após quase 1 ano de trocas de informações, me formei em Gemologia pelo International Gemological Institute localizado em Mumbai, onde construímos nossas raízes de conhecimento relacionado ao mercado de pedras preciosas, além de ter uma intensa experiência empresarial, visitando diversos polos industriais indianos relacionados a este mercado, e ouvindo destes empresários quais eram as dificuldades que eles enfrentaram ao fazer negócios com o Brasil.


Neste momento, de fato, conheci profundamente o significado da potencialidade de relações prósperas entre Brasil e Índia, pois há um caminho muito grande de evolução a frente, que somente terá êxito se pessoas sérias, honestas e comprometidas com o objetivo da legalidade, transparência e profissionalismo estarem a frente, promovendo negócios entre os países, não somente neste nosso mercado mineral, mas tantos mais outros que poderão ser estabelecidos.


Volto com a certeza que temos, como empresários, uma responsabilidade enorme a frente que será construída com muita dedicação e integridade.

Gostaria de deixar aqui o meu muito obrigado ao povo indiano, que ao longo desta jornada me acolheu tão bem, me ensinou tantas coisas, me mostrou o quanto estão dispostos a trabalhar duro, a lutar por aquilo que acreditam sem precisar fazer mal a ninguém.


Pude perceber isso em cada detalhe, indo as aulas, visitando empresas, frequentando os diversos templos e aprendendo dia a dia com a cultura indiana.


Espero que eu, brasileiro, possa contribuir a altura.


Mauricio Gaioti

Diretor

OMEX GLOBAL

0 comments
bottom of page