Import of lentils will reach 1 million tonnes

A Índia deve importar até 1 milhão de toneladas de lentilhas no atual ano agrícola 2016/2017. A medida é uma tentativa de controlar os preços domésticos do grão e elevar os estoques. Até agora, o país já assinou contratos para comprar 400 mil toneladas, disse o ministro de Estado para Alimentação, C. R. Chaudhary.

O país começou a importar lentilha no ano passado para completar a demanda local e controlar os preços. O Ministério da Agricultura tem como objetivo elevar em 20% a produção da commodity no ano agrícola que termina em junho de 2017, para 20 milhões de toneladas, 21 milhões na safra 2017/18 e alcançar os 24 milhões na safra 2020/21.

A produção de lentilha foi de 16 milhões de toneladas no ano encerrado em 30 de junho. O governo do país asiático, principal comprador mundial do grão, pediu aos Estados que promovam a semeadura da cultura, mesmo durante a safra de inverno, que começou no mês passado. No fim de setembro, o ministro de Alimentos e Consumo indiano, Ram Vilas Paswan, disse que a Índia pretende importar lentilhas do Brasil. O país asiático já importa feijão em pequenas quantidades de terras brasileiras.

 

Fonte: Globo Rural

Leave a Reply

*